top of page

Papo na Flyve: Pollyana Trindade

Pollyana Trindade estreou na Flyve com seu livro "A noiva do Deus do Fogo" e vem recebendo ótimas avaliações quanto a obra. A escritora, que irá completar 25 anos em julho, nasceu na Bahia, mas vive hoje em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde escreve suas histórias. Convidada pelo Flyvinho, ela contou um pouco sobre como tem sido todo esse processo de publicação com a Flyve. Vamos conferir?


Leia agora a entrevista com a autora Pollyana Trindade


Foto da escritora Pollyana Trindade, com cabelos castanho avermelhados presos com duas marias chiquinhas, unhas pintadas de várias cores. É uma mulher jovem, branca, que segura um guarda-sol vermelho, contrastando com sua roupa de frio.
Pollyana Trindade é autora de "A Noiva do Deus do Fogo"

De onde surgiu a ideia para "A noiva do Deus do Fogo"? É o seu primeiro livro? Se não, quais os outros?

A ideia de "A Noiva do Deus do Fogo" surgiu através de um sonho que tive. Muitas coisas foram acrescentadas depois, como a figura dos deuses, o vilão e os personagens. Porém, a essência do livro onde o mundo quase foi destruído e a ambientação caótica eram partes do sonho.


Meu primeiro livro foi um que comecei a escrever quando tinha mais ou menos 15 anos, mas não cheguei a finalizá-lo. Era uma fantasia envolvendo criaturas mágicas e tinha uma estética de inverno.


Depois, comecei a me aventurar nos gêneros: sobrenatural, terror e romance policial. Também escrevo alguns contos e crônicas, com temáticas do cotidiano, envolvendo assuntos familiares, amizade e uma pitada de romance. Alguns deles eu cheguei a postar no Wattpad.


Conta um pouco sobre sua história como autora: como tudo começou?


Incentivada pelos meus pais, comecei a escrever com 11 anos para me expressar e expor o que estava sentindo. Sempre fui alguém bem reservada com relação a mim. Tenho boas amizades, mas poucas são as pessoas que realmente me sinto a vontade para me abrir. Os livros, desde sempre, me faziam me sentir acolhida. Acredito que pegar gosto pela escrita foi algo natural. Era como uma terapia para mim, um momento onde podia me desligar um pouquinho da realidade e adentrar em um mundo só meu, onde tudo era possível.


Quais gêneros você escreve?


Eu escrevo outros gêneros além de fantasia também, como terror, sobrenatural e romance policial. O gênero de fantasia é o que mais escrevo.


"A Noiva do Deus do Fogo" foi o primeiro livro que me senti segura para publicar e acredito que se deve o que a obra significa para mim. Finalizei o livro em um uma época difícil: a pandemia. As mensagens de reflexão como a questão de preservação e o quanto a ganância humana e a sede pelo poder pode nos consumir, levando-nos a tomar decisões ruins.


A fantasia me permite explorar o mágico e o fantástico, me dando a oportunidade de poder me aventurar nas ideias.


Por que escolheu a Flyve como a casa do seu livro e o que está achando da experiência?


A Flyve me chamou atenção desde o começo não só pela qualidade dos livros, como também pela forma como a editora trata os autores e os leitores. Desde o capricho na entrega (a famosa experiência Flyve) até a forma de atendimento.

O primeiro contato com a Flyve foi como leitora. Comecei a acompanhar as redes sociais da editora e cheguei a adquirir alguns ebooks para conhecer o trabalho dos autores da casa e fiquei bem satisfeita com o que vi. A partir desse momento eu soube que queria fazer parte da Flyve, ainda mais pelos ideais e missões que a editora têm, que são muito parecidos com os meus: a questão de tornar a literatura nacional mais conhecida e acessível, de cativar as novas gerações, apresentando a literatura e mostrando o quanto um livro pode transformar a vida de alguém.


Minha experiência com a Flyve está sendo incrível, em todos os sentidos. Só tenho a agradecer a cada um dos profissionais que trabalharam no meu livro e me ajudaram a tornar esse sonho realidade, e a todo surporte que venho recebendo desde o primeiro contato. O processo de produção do livro por sinal foi algo que irei guardar com carinho na memória. Foi muito especial.


O que os leitores estão falando sobre "A noiva do Deus do Fogo"?


Estou recebendo muitos feedbacks positivos. Muitas pessoas estão elogiando a protagonista, Kate, principalmente pelo fato dela ser uma mulher forte, independente, dona de si, o que foi uma surpresa muito boa. Em uma das plataformas que cheguei a publicar alguns capítulos do livro, algumas pessoas criticaram esses traços da personalidade dela, dizendo que em alguns momentos ela era teimosa demais e deveria tomar outras atitudes em relações a certos acontecimentos do livro.


Outros personagens secundários estão ganhando o coração dos leitores, como a Evie e o 77 e isso me deixa bem satisfeita. A Evie por sinal era um dos personagens que não deveria ter tanto destaque, mas fico contente de ter dado mais espaço para ela. É uma personagem que tem bastante potencial e talvez faça diferença nos próximos volumes.


A edição foi outro ponto bastante comentado, principalmente a capa e a diagramação.

A diagramação pela estética meio antiga e as páginas pretas. A capa, chamou bastante atenção tanto por ela ser mais escura, quanto por ela ser quase toda em escala de cinza, com exceção das rosas vermelhas e alguns detalhes em verde. Essa escolha foi bem difícil e em certos momentos cheguei a me questionar se seria uma boa escolha, porém, o estilo gótico e até mesmo sombrio acredito que combina bem com o aspecto da história! (risos)


Qual a sua maior felicidade como escritora?


Ver meu livro chegando na casa de várias pessoas de diferentes faixas etárias e conquistando cada uma delas. Eu amo receber feedback no privado e conversar sobre o livro, lendo as várias teorias que os leitores fizeram com as informações do primeiro volume, suas expectativas para o segundo e ainda suas cenas, frases e personagens favoritos. É uma experiência maravilhosa que me deixa nas nuvens.


E quais as maiores dificuldades como escritora?

Divulgar o livro. É algo que deve ser feito diariamente, dia após dia, com muito carinho, dedicação... Reservar aquele tempinho para compartilhar o livro em tudo quanto é rede social, falar sobre ele e tentar atrair o público. Por mais que seja uma parte até que divertida, especialmente a de criar os conteúdos sobre o livro, não é fácil.


E falando sobre uma dificuldade específica do processo de escrita, seria escrever quando não está inspirado ou com vontade, o famoso bloqueio criativo. É bem difícil escrever quando se está nesse período.


Além da escrita você trabalha em outra área? Qual? Como concilia?


Sim, eu trabalho como design gráfico, fazendo projetos de forma freelancer e sou redatora. Também estudo Moda e estou pertinho de me formar.

Como sou freelancer, então fica mais fácil montar minha própria rotina, apesar de haver dias que estou mais atarefada onde não consigo dedicar muitas horas para a escrita por exemplo.

Você tem um instagram literário: conta um pouco sobre seu trabalho por lá e como isso interage com a sua escrita.


No meu Instagram eu divulgo obras nacionais, criando conteúdos específicos para comentar sobre a obra, falando sobre minha experiência como leitora, o que achei do livro, quais partes me chamaram mais atenção, fotos manipuladas onde faço uma montagem de uma cenas específica do livro...Enfim, faço um pouquinho de tudo.


Como é um trabalho que exige que eu leia muito e conheça diferentes tipos de obra, então acabo aprendendo muita coisa nova. Acredito que um bom escritor é aquele que é um bom leitor, então quanto mais eu ler, melhor escritora irei me tornar. Uma coisa completamenta a outra.


Sua pré-venda foi ótima. Fala um pouquinho sobre as suas ações para bater a meta?


A primeira ação que tive foi começar a falar sobre o livro uns dois meses antes da pré-venda. Compartilhei com meus seguidores que iria lançar um livro e sempre que podia aguçava a curiosidade deles. Fiz várias brincadeiras nessa fase, uma delas, o jogo de caça-palavras para que as pessoas tivessem que achar as palavras certas misturadas a várias erradas e tentar adivinhar qual seria o título do livro. Compartilhei um pedacinho da capa, abri caixa de perguntas para responder dúvidas sobre o livro e várias outras brincadeiras nesse sentido.

Perto da pré-venda, comecei a postar no feed conteúdos como revelação de capa, sinopse, curiosidades...Quando a pré começou de fato, criei uma rotina de divulgação. Todo dia eu tirei um tempinho para falar sobre o livro nas minhas redes sociais e no final do dia, avaliava o que mais dava retorno para me concentrar naqueles pontos nos próximos dias.

No Facebook por exemplo, usei alguns grupos de literatura que faço parte para divulgar minha obra e avisar sobre a pré-venda. No Instagram, investi em alguns anúncios e verifiquei quais pessoas demonstravam interesse na minha obra e conversava com elas no privado, fazendo uma breve apresentação, falando um pouquinho sobre a obra e sobre mim.

Por último, fiz parcerias com Instagram's literários para que eles divulgassem e falassem sobre "A Noiva do Deus do Fogo". Em troca, cada um dos Instagram receberam o ebook gratuitamente (na época não estava disponível na Amazon) e receberam conteúdos exclusivos e curiosidades sobre a obra.


Há algum livro novo sendo feito? Pode dar spoiler?

Estou trabalhando no segundo volume de "A Noiva do Deus do Fogo". Alguns mistérios que ficaram em abertos no primeiro volume serão revelados e novas surpresas surgirão. Alguns personagens ganharão mais destaques também e teremos mais momentos da Kate se aventurando e enfrentando perigos. Amo ver nossa protagonista em ação! (Risos)

Deixa aqui um convite para as pessoas lerem seu livro e lhe seguirem nas redes sociais.

"A Noiva do Deus do Fogo" é uma fantasia urbana, perfeito para aqueles que gostam de uma história envolvendo muita aventura, cenas de ação, mistério e ainda uma pitada de romance.


Apesar de ter sim a figura de um ser maléfico, o maior vilão não seria nós mesmos? O que causou a quase destruição do mundo a não ser nossa própria ganância?

Te convido a ler uma obra recheada de amizade, superação, críticas sociais, amor e coragem.

Para conhecer mais sobre "A Noiva do Deus do Fogo" e outras obras Nacionais incríveis, me siga no Instagram e TikTok: @thefawkes_


Quer ler o livro da Pollyana? Então corre na nossa loja e garanta "A Noiva do Deus do Fogo"

bottom of page