Segredos revelados: autores contam como bateram as metas

Na editora Flyve, mais especificamente, no selo Voe, os escritores precisam bater uma meta de vendas em suas pré-vendas. Se conseguirem atingir o objetivo, a publicação do livro sai completamente gratuita, ou seja: eles não precisão pagar um centavo. No entanto, muitos autores não se preparam para alcançar o objetivo necessário ou simplesmente não sabem como fazer.


Pensando nisso, pedimos a escritores da casa que bateram suas metas com folga para darem dicas baseadas em suas experiências, e ajudar novos autores a conseguirem levar seus livros para mais pessoas. Se você não é um autor da Flyve, fique ligado mesmo assim, porque esses conselhos servirão para você também. Afinal, quem não quer vender seus próprios livros?


Veja agora as dicas de 5 autores para vender livros


O planejamento semanal de Ezequiel Mariano, autor de " O Amor É Para Os Trouxas"


Homem negro, com chapéu marrom claro e blusa social em um café
Escritor Ezequiel Mariano
"Caros colegas escritores, prazer poder compartilhar com vocês um pouco da minha experiência publicando pela Editora Flyve e como fiz para alcançar a meta na pré-venda. Então, no que pese a estratégia de marketing, optei inicialmente em fazer uma postagem do mockup do livro uma semana antes do início da pré-venda. Posteriormente, separei o mês da pré-venda em 4 etapas [semana]."

"Na primeira semana me preocupei em fazer um trabalho exclusivamente interno, o que significa que criei um texto modelo [informal] mandando individualmente [nominalmente] para cada pessoa que curtiu ou comentou a postagem que eu tinha feito uma semana atrás e para aqueles que já haviam manifestado interesse.


Na segunda semana, me preocupei em verificar os retornos que havia tido e intensificar postagens nas redes e lives [Instagram e Facebook], assim como enviar mensagem para todas as pessoas que eu conversei no último ano no messenger [exceta àquelas que eu já havia enviado, pois deram like meu post].


Na terceira semana verifiquei os retornos, fiz um segundo modelo para enviar as pessoas que não me responderam na primeira semana, continuei a intensificação de postagens e lives, e dei uma prioridade em enviar mensagem para todas as pessoas que eu conversei no último ano no Instagram.


Na quarta semana, intensifiquei as postagens nas redes e me dediquei a enviar mensagem para todos que haviam garantido que comprariam e os indecisos, para tal, fiz algumas artes enfatizando a escassez e oportunidade única. Desde que recebi o link da página de compra do livro, criei um link no bitly a fim de averiguar cada acesso e ter dados da quantidade de pessoas que acessavam o link, assim consegui acompanhar diariamente a quantidade de acesso, considerando a quantidade de envios. Dessa forma, por método, consegui alcançar a meta."


Dois dias e sucesso na certa por Stefany Nunes, autora de "A Aposta de Um Cavalheiro"



Mulher branca jo9vem, cabelos longos e castanhos, blusa preta, retrato focado em seu rosto.
Escritora Stefany Nuner
"Bati a meta da pré-venda em dois dias. Não tem segredo: quem faz a venda do livro é o próprio autor. Fiz o curso da Flyve e segui as dicas de marketing. Mandei mensagens aos conhecidos, expondo e explicando o que era o livro, enviei os links e deixei o pessoal à vontade para comprar. Trabalhei também o marketing nas redes sociais, começando 2 meses e meio antes do início da pré-venda. O processo é trabalhoso, mas dá resultado."


As resenhas antecipadas e o planejamento de Adam Mattos, autor de "Devaneios de Uma Mente Perturbada"


Autor branco, jovem, com barba e óculos, de perfil sentado em uma cadeira, autografando um livro em uma grande mesa de madeira. Atrás dele tem várias estantes de livros.
Escritor Adam Mattos
“Eu acho que para um autor da Voe bater a meta deve fazer um bom planejamento. Não adianta esperar começar a pré-venda para divulgar o seu livro. Acredito que a melhor forma é começar pelo menos um mês antes, já falar sobre seu livro nas redes sociais, e quando receber o link, enviar para todo mundo que conhece. Outra forma boa é fazer parcerias com instagrans literários, enviando o e-book antes da pré-venda para postarem resenhas a partir do primeiro dia de pré-venda, assim seu livro fica sempre em evidência."

Sem timidez por Carla Paiva, autora de "A Quem o Teu Sentir Afeta"



Mulher branca jovem de óculos, usando um vestido de bolinhas e segurando uma máquina de escrever azul. Fundo da foto cinza e ela tem cabelos vermelhos curtos.
Escritora Carla Paiva
"Um dos fatos valiosos que aprendi durante minha pré-venda foi: não tenha receio de divulgar seu trabalho. As pessoas precisam conhecer seu livro através de você.
Foi pensando nisso que antes mesmo de iniciar as vendas já comecei a divulgar meu livro. Usei o Instagram como principal meio. Fiz reels com trechos do meu livro. Pedi inclusive para que outras pessoas fizessem a leitura, o que causou uma boa repercussão.
Não tenha receio de falar sobre sua obra. Invista em fotografias que remetem à sua escrita. Faça lives; se possível use outros meios de comunicação. É muito importante criar nos futuros leitores o desejo de conhecer seu livro."

A importância da atmosfera de Marcelo Pazzaglini, autor de

"Front- O Lago Infinito"



Homem com barba e bigode, jovem, cabelos pretos, óculos pretos, com uma paisagem de natureza atrás dele, vários coqueiros e  grama..
Escritor Marcelo Pazzaglini
"O ponto mais importante nessa fase é provavelmente a preparação que a antecede. Ela é fundamental para que a meta seja alcançada e talvez até superada. É essencial criar uma rede de interessados no seu conteúdo/produto/história, seja por um interesse em você como autor da obra, por curiosidade pela sua história ou pelos benefícios de se adquirir seu produto naquele momento, como ganhar brindes exclusivos por exemplo. Criar uma atmosfera de expectativa postando as fases editoriais do livro, como capa e etc., também criam bastante curiosidade no público o que pode gerar ótimos resultados."

Agora que você tem todas as dicas para vender seus livros , corre para colocar em prática! E depois conta para a gente a sua experiência.