top of page

Escritores e autenticidade nas redes sociais


Celular com redes sociais (intagram, facebook e twitter) destacados
Escritores podem se conectar com seus públicos pelas redes sociais

Não basta postar, é necessário se conectar com as pessoas. E isso não é diferente com os escritores. Quando o conteúdo é apenas promocional ou simplesmente não parece com uma pessoa real, é provável que os leitores sintam.


Hoje, mais do que nunca, "pessoas querem ver pessoas". Se o leitor gosta de um livro é comum que procure mais informações sobre quem o fez, e é frustrante quando encontra quase nada. Por isso as redes sociais são portas de entrada para leitores e precisam que seus criadores de conteúdo tenham uma palavra em mente: autenticidade.


E como ser autentico nas redes sociais?


Volta e meia autores perguntam a nossa equipe de comunicação da Flyve se devem fazer um perfil privado e um público. Ou até se deveriam fazer um perfil para o livro. A resposta que costumamos dar é quase sempre a mesma: mantenha apenas UM perfil, o seu. Vincule tudo a sua imagem, a você.


Por isso, a primeira regra para ser autentico é saber que um perfil só, o seu perfil, é a situação mais recomendada. Mesmo que existam exceções (pois nada é 100%) um perfil apenas seu, com seu nome de autor, conseguirá atrair mais leitores e facilitará em publicações futuras. Por exemplo, se você cria um perfil de um livro apenas, como fará para promover livros futuros? Começará tudo do zero ou mudará o perfil que já existe frustrando seus seguidores por não terem mais aquele conteúdo?


Se você tem dois perfis, o leitor pode se desanimar em sentir que não está seguindo o seu "eu" verdadeiro, só uma parte sua. É preciso passar a sensação de confiança e de que o seu conteúdo é único na internet.


A segunda regra é postar sobre si , não inventar algo que você não é. Revele-se, dentro do que é confortável para você, deixe as pessoas saberem que há um ser humano por trás de todo livro. E não minta. Seja verdadeiro e deixe que se conectem com você.


Em meio a isso, varie seus conteúdos, promova suas obras, mas lembre-se que um post de vez em quando falando sobre suas experiências pode ser muito bom.


Outra coisa que você pode fazer é comentar em outros perfis, falar sua opinião sincera sobre posts de seus seguidores. Quem quer interação, precisa interagir. Dessa forma, cada vez mais sua voz nas redes sociais será escutada e você não será apenas um escritor genérico em meio a tantos.


Assim como no mundo material, você será único e interessante. Terá sua personalidade destacada em cada post e se aproximará cada vez mais dos seus leitores. Autenticidade é a palavra chave.

bottom of page