top of page

Autor: você tem uma identidade visual?


Fundo rosa claro, com um caderno aberto com páginas brancas um lápis em cima e uma paleta de cores em baixo.
Identidade visual é importante para escritores.

Quando você pensa em uma marca, qualquer que seja, elementos vem a sua cabeça. Provavelmente cores, um símbolo, uma letra específica... isso tudo compõem o que os profissionais de comunicação chamam de "identidade visual". E, acreditem, escritores também precisam de uma. A partir de agora o ideal é que você se veja como uma empresa. E se vai ter redes sociais, site, entre outros, você quer que as pessoas se lembrem de você.


O ideal, para você criar essa imagem duradoura na mente das pessoas é contratar um profissional de direção de arte ou design. Eles saberão montar um esquema de cores, tipografia e símbolos que tenham tudo a ver com seu estilo e seu público.


Mas caso você não consiga por qualquer motivo contratar um profissional, fica aqui algumas digas básicas para começar a sua identidade visual:


1- Defina cores

Defina até três cores que lhe representem, tanto a você quanto a sua obra. Tente pegar cores que já lembram determinados gêneros que você escreve, rosa lembra romance, sabe? Além disso escolha no máximo 3, para que a repetição delas fiquem gravadas no subconsciente do seu público.


2- Escolha um tipo de letra para usar sempre

Ela tem de ser legível e representar o que você escreve. Não escolha nenhuma letra comic se você escrever terror.


3- Use filtros nas fotos

Se você é conectado nas redes sociais, tente replicar o mesmo filtro em todas as fotos, claro que um filtro que tenha a ver com as cores que você escolheu. Se você trabalhar vários assuntos diferentes, pode até escolher um filtro para cada assunto, assim seus leitores já anteciparão sobre o quê é o conteúdo que acompanha a imagem.


4- Incorpore as suas cores ao seu estilo

Vai para o lançamento do seu livro e você definiu que deseja passar uma imagem de seriedade a sua marca? Então que tal usar um terninho e nele colocar uma das cores que você escolheu? Isso vai ficar no subconsciente das pessoas.


Você já tem uma identidade visual? Conta para a gente nos comentários!

bottom of page