Nenhum texto está completamente finalizado. Como escritores, o nosso papel é o de apresentar ao nosso leitor o melhor material possível e uma das técnicas para nosso aprimoramento é a prática da reescrita.
A reescrita é um processo que vai além da primeira redação e requer revisão, reestruturação e refinamento do texto. Muitas vezes as palavras se desencadeiam de forma rápida e não conseguimos ver o texto através de um olhar crítico. A releitura e a reescrita permitem que o escritor alcance um resultado de mais qualidade e consiga ele mesmo identificar falhas e erros, a fim de evoluir a própria escrita.
E agora vamos falar um pouquinho sobre como você pode utilizar a releitura e a reescrita ao seu favor 😊
1. Refinar a Expressão
Muitas vezes, quando terminamos um texto pela primeira vez, as ideias foram descarregadas rapidamente e, com a releitura e reescrita, você tem a oportunidade de ajustar a escolha de palavras, a clareza das frases e a fluidez do texto. Isso se refere tanto a cortes e adições, quanto a lugares de pontuação, significado de palavras ou até mesmo divisão de parágrafos! Ao revisar, você pode encontrar maneiras mais eficazes de transmitir suas ideias, tornando o conteúdo mais claro e cativante para o leitor.
2. Corrigir Erros
Nenhuma primeira versão de um texto está livre de erros, mesmo que seja uma vírgula faltando ou um erro de digitação! Reescrever é essencial para identificar e corrigir erros gramaticais, ortográficos e de pontuação. Ao reler seu próprio texto ou ao receber feedback de outros, você pode aprimorar a precisão e a qualidade do conteúdo.
3. Aperfeiçoar a Estrutura
Enquanto colocamos a enxurrada de ideias no papel, às vezes, não conseguimos prestar atenção em elementos importantes para a qualidade do texto, como a expressão – que falamos no item 1 – e a estrutura. Com esse outro olhar sobre nossa escrita, podemos aperfeiçoar toda a sua estrutura. Isso inclui ajustar a ordem das informações, melhorar a coesão entre os parágrafos e garantir que a progressão lógica das ideias seja mantida. A estrutura adequada ajuda os leitores a compreenderem melhor o que você está querendo dizer e também a passar o efeito correto para seu leitor.
4. Aprofundar o Conteúdo
É provável que alguma informação tenha escapado dos seus dedos com a ansiedade da escrita! Por isso, você pode usar a releitura e reescrita para adicionar mais detalhes, exemplos ou explicações que enriqueçam o conteúdo. Isso pode ajudar a clarificar conceitos complexos ou a tornar uma história mais envolvente e persuasiva, além de permitir uma conexão mais significativa com o público-alvo.
5. Desenvolver a Prática
Nenhum escritor está imune à reescrita, principalmente porque ela é uma oportunidade de desenvolver suas habilidades: quanto mais você revisa e edita seus próprios textos, mais consciente você se torna das suas fraquezas e pontos fortes como escritor. Isso leva a uma melhoria contínua e ao desenvolvimento de um estilo pessoal mais refinado.
Portanto, todo retorno do escritor ao texto também faz parte do ato de escrever. A releitura – principalmente aquela feita em voz alta – unida à reescrita representa um novo olhar e uma nova possibilidade para a sua obra.
E caso já tenha passado por esse processo com a sua obra e queira finalmente ter seu livro físico em mãos, envie seu original para a FLYVE fazer uma avaliação!
Para isso, basta você mandar uma mensagem para a nossa Diretora de Aquisição (51 99709-6736) ou enviar um e-mail para publicacao@flyve.com.br
Beijos da FLYVE 😊
コメント