Por que fazer conteúdos variados para divulgar seu livro?


Foto com um livro um notbook, um óculos e uma caderninho preto.

Você costuma comprar livros que só viu uma imagem, com a ilustração da capa, dizendo "compre" no Facebook e Instagram? Quantas vezes você precisou encontrar o mesmo livro em vários anúncios, cada um com mais detalhes, ler uma resenha ou simplesmente perguntar a um amigo que leu se o livro é bom, antes de passar o cartão?


Existem as compras impulsivas, mas não se engane: na maioria dos casos, com qualquer produto, há uma pesquisa por parte do comprador ou uma decisão que o cliente achou que era de momento, espontânea e natural, mas que na verdade passou pelos bastidores de uma equipe. Com estratégias de comunicação e marketing muito bem pensadas para fazer o produto aparecer e se mostrar útil de diversas formas, antes do cliente chegar ali e fechar a compra.


Isso não é diferente com o livro. Afinal, escritor, mesmo com a parte artística envolvida, se você não quer ver sua obra mofando em uma prateleira velha, é preciso vender. E para vender é necessário encarar que o livro é um produto. Aceitou a verdade? Então agora é hora de pôr a mão na massa


Para facilitar a vida dos escritores separamos alguns pontos que podem ajudar a formular um conteúdo variado nas redes sociais.


E assim levar sua obra direto para o carrinhos dos seguidores de seus Instagram, Facebook, TikTok e etc.


Vamos lá: toda vez que você for pensar em um post sobre o seu livro defina se ele é para:

  1. Chamar atenção- Aqui foque em posts chamativos, introdutórios sobre o seu livro. Um exemplo são frases bem posicionadas, books trailers e etc...

  2. Entreter.- Aqui são posts para o segundo momento do seu potencial leitor: ele já viu algo sobre o seu livro, agora é hora de mostrar o quanto você e a obra são bacanas e em como o livro irá afetar o leitor, a razão pela qual ele deveria ter esse livro. Você pode postar curiosidades sobre o enredo, reels e vídeos mostrando o livro e os brindes , apresentar seus personagens, tirar foto de você autografando uma obra e falando sua experiência com ela, e até posts de "5 motivos", dizendo como aquele livro vai ser benéfico para o seu leitor, entre vários outros. Não economize na criatividade, a ideia é fazer o público desejar o produto.

  3. Validar.- Aqui você coloca as experiências de outras pessoas: avaliações nas plataformas, depoimento de leitores, depoimentos de pessoas com autoridade no assunto, como jornalistas, editores e escritores... enfim, pessoas que além de você gostam e indicam o seu trabalho. Isso porquê, convenhamos, você amar e acreditar no seu livro é algo óbvio (caso contrário não teria publicado), portanto, não prova a qualidade dele. Então quanto mais pessoas indicarem, mais seus leitores irão desejar.

  4. Converter em compra.- Chegou a hora do "compre aqui", "acesse aqui" e o "adquira o seu", as propagandas entram nesse tipo de post, que é necessário e muitas vezes o último empurrão para a compra.

  5. Encantar- Depois da compra, pensa que acabou? Não, não. Faça conteúdos para quem já leu seu livro, para engajar com eles. Crie posts que chamem para a conversa, para entender o que acharam da obra, para debater algum ponto sobre ela. E seja sempre atencioso em suas redes sociais. Faça com que seu leitor se encante por você e pelo seu trabalho, para que não só compre seus próximos livros como os indique para todos os amigos.



Aprendeu? Agora é com você! Faça seus posts e depois nos conte o resultado!