Como leituras coletivas podem ajudar escritores?


Vários livros empilhados mostrando apenas seus miolos.
Leituras coletivas são bons caminhos para autores encontrarem leitores

Clubes do livro e leituras coletivas podem ser uma porta de entrada excelente para os leitores e está se popularizando cada vez mais. Se você é escritor e não sabe como atrair mais leitores, esse caminho pode lhe ajudar a dar uma levantada no seu livro.


O que são leituras coletivas (LCs)?


São grupos de pessoas que se reúnem para ler determinado livro em conjunto por períodos pré-definidos. Após a leitura eles realizam encontros onlines ou offlines para falar sobre a obra.


E o que são clubes de leituras?


Parecem com as leituras coletivas, mas costumam ser mais intimistas e também têm maior frequência presencial. Também não costumam ter um cronograma de leitura.


E como eu consigo uma leitura coletiva do meu livro?


Você tem dois caminhos:


1- Encontre um clube de leitura ou leitura coletiva e sugira o livro para o mediador ou administrador do grupo.

Procure na internet ou no seu bairro grupos que leiam livros mensalmente. Lembre-se de se atentar a quais gêneros os leitores trabalham em suas reuniões, afinal algumas LCs são temáticas (só leem terror, romance e etc) e não adianta você sugerir um livro de suspense para um grupo de livros eróticos.


2- Crie a sua leitura coletiva.

E divulgue muito para alcançar seu público. Convide a galera, estabeleça dinâmicas e um cronograma de leitura. Talvez vocês até consigam continuar o grupo depois da leitura do seu livro. O que acha?


Uma dica extra:


Separe uns livros para sortear no grupo, assim como brindes. Esteja presente nas mediações de leitura do seu livro e acione blogs parceiros para divulgar. Estimule o pessoal da LC a falar sobre o seu livro nas redes sociais pessoais deles. Dessa forma, você dará uma animada do marketing do seu livro.


Conta aqui nos comentários: você já participou de alguma leitura coletiva ou clube do livro?