top of page

Como guardar, limpar e deixar seus livrinhos da Flyve conservados por mais tempo.

Oi, gente! Hoje venho com um post diferente para iniciar minha carreira bem blogueirinha na Flyve. São algumas dicas para vocês cuidarem dos seus amadinhos.


Separei algumas dicas do que devemos e não devemos fazer para deixar nossos livros conservados, limpos e bonitos por mais tempo, já que o Flyvinho manda eles lindinhos e cheirosinhos pra genten né? Bom, chega de tagarelice e bora pras dicas!



1ª Dica: Guarde os livros retos na vertical.

Nunca guarde os livros inclinados! Aparadores vão sempre manter eles retos. Caso deixe-os na horizontal, não ultrapasse o limite de 4 a 5 livros empilhados, dependendo do peso dos livros. Quando colocar eles na prateleira, os livros devem ficar folgados, respirando sabe? Sendo fáceis de serem retirados, assim eles duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e futuramente leva a um dano da encadernação.

Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins e traças. (Eu já sofri com isso e sei como dói). Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada. Guarde isso no coraçãozinho <3

Futuramente em outro post venho com algumas ideias criativas de como guardar os livros.


2ª Dica: Higiene.

Lave e seque as mãos antes de folhear o seu livro;

Mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel;

Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro;

Nunca se alimente perto dos livros;

E por último, mas não menos importante: nunca passe pano úmido para limpar a capa do livro, somente pano seco. Ahh, e não se esqueça de limpar bem sua estante ou prateleira antes de guardar seus amados livros.

3ª Dica: Marcadores de página e Post-it.

Nunca (nunquinha) use clipes para marcar as páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel, prefira sempre marcadores de página.

E agora, José? E quando eu gostar de algum parágrafo, frase ou citação no meu livro?

Use um post-it, é bem simples de usar e baratinho, em qualquer papelaria tem ;)


4ª Dica: Não guarde os livros em sacos plásticos ou encapados em papel pardo.

O saco plástico impede a respiração adequada do papel. E o papel pardo gera mais dano do que benefício ao livro, por ser de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiverem envolvendo. (migração ácida).

5ª Dica: Limpeza anual.

Ao menos uma vez no ano faça uma vistoria. Retire todos os livros da estante, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.


Se alguém aí tem um jeitinho especial de cuidar dos seus livrinhos Flyve e da estante, conta pra gente nos comentários... Espero que tenham curtido as dicas!


Comments


bottom of page