Como fazer seu livro aparecer em veículos de imprensa?


Foto de um jornal com dois copos de café em cima dele. Um deles meio vazio e o outro cheio com o conteúdo formando um coração
Escritores podem aparecer em jornais com o serviço de um assessor de imprensa

Com certeza você já viu ou leu algumas matérias com entrevistas de autores, ou um jornal anunciando o lançamento de um livro. O que você provavelmente não sabe, é que dificilmente aquela matéria foi parar ali por acaso. Isso porquê os jornalistas, além de procurar pautas constantemente, também são procurados por pessoas e assessores de imprensa, com sugestões de assuntos para serem trabalhados no jornal.


Então, se você quiser começar a se tornar conhecido através da imprensa e consequentemente a sua obra, saiba que existem três caminhos. Vamos lá?


1- Contrate um assessor de imprensa.


O profissional assessor de imprensa, normalmente é alguém formado em jornalismo e comunicação. Ele é o responsável por fazer a ponte entre você e sua obra com os jornalistas, comunicólogos, influencers e etc. A missão desse profissional é construir para você uma imagem pública através da imprensa, ou seja, fazer com que se torne conhecido pelo público.


No entanto, isso não apenas envolve sair no jornal, o assessor pensa em COMO você deve sair do jornal, analisa exatamente a imagem que quer projetar para você. Além disso, ele elenca pautas (assuntos) que sejam realmente de interesse público, relevantes para as pessoas e os veículos de mídia. O bom assessor de imprensa cria uma relação entre o assessorada e os profissionais de comunicação.


Hoje em dia eles também atuam com os influencers digitais, para além da imprensa tradicional, e até propõem e executam algumas ações relacionadas a conteúdo para internet. Eles também acompanha assessorados em eventos, os preparando para entrevista, guiando seus convidados da imprensa e podem fazer registros para o autor divulgar.


Na Flyve, temos o setor de comunicação, marketing e assessoria de imprensa. Então se você é um autor da casa e gostaria de entender mais sobre esse serviço, a equipe pode lhe indicar as pessoas certas.


2- Faça você mesmo.


É importante dizer aqui que você dificilmente conseguirá fazer um trabalho tão bom quanto um assessor de imprensa faria. Isso porquê esse profissional estuda comunicação por anos e alguns tem até especialização na área. Eles vão muito além de lhe colocar em um jornal, se preocupando com a estratégia com a qual farão isso, para projetar a imagem certa, além de conhecerem técnicas para tornar todo o processo mais efetivo.


Mesmo assim, se quiser tentar sozinho é possível. Primeiro você terá de fazer um release, ou seja, um texto em um formato parecido com o de uma matéria de jornal (mas ainda assim, ele é diferente, os profissionais da área sabem perceber as nuances), no qual você colocará as informações importantes e cruciais sobre o evento, ação ou novidade que quer levar ao público. Se assegure que no primeiro parágrafo todas as peças chaves já estejam lá, respondendo as perguntas: quem, onde, quando, por que e como. Em seguida desenvolva sobre o assunto e lembre de acrescentar uma pequena biografia sua, de cinco linhas mais ou menos. Anexe uma foto sua e de seu livro de boa qualidade e tenha a certeza de colocar formas de contato .


Agora que o texto está pronto, você precisa encontrar os contatos das redações de imprensa e enviar para as editoriais específicas da sua pauta. Se você escreve um livro sobre política, as editorias de política e de cultura podem se interessar, mas não a de gastronomia.


Assim que achar os contatos necessários, prepare-se para enviar por e-mail. Se apresente primeiramente e já diga sobre o que é o release e deixe formas de contato com você para mais informações. Em seguida coloque o release em anexo ou no corpo do texto.


Ah, importante: O assunto do e-mail tem de ser chamativo, assim como o título do release. Dê preferência á palavras que chamarão atenção do jornalista. Se você é um autor pouco conhecido, em vez de seu nome no assunto, pode colocar "escritor da cidade tals lança livro" e isso vai chamar a atenção de um jornalista em uma redação regional.


Depois você ainda pode tentar contato para saber se conferiram de fato o seu release, já que as redações recebem muitos e-mails diariamente. Lembre-se de ser educado em todos os momentos e solícito.


3- Sempre é possível pagar.


Você pode optar por colocar um anúncio nos veículos de imprensa. Eles não são como as matérias, que parecem mais "naturais" e "orgânicas", mas são bem úteis. Nesse caso, entre em contato com o comercial da redação, rádio, portal ou blog, e peça um mídia kit. Veja as opções. Alguns influencers topam também parcerias sem ser pagas. Veja mais sobre parcerias e publieditorias aqui.


Gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários!