5 romances de época que marcaram os leitores


Fundo preto com dois corações rosa claro na frente

Ah ninguém resiste a um bom romance de época, não é? Daqueles que aquecem os corações, e alguns que até deixam tudo em clima sensual. Pensando nisso, separamos 5 livros que estão movimentando o mercado para os que adoram se sentir em outros tempos e alguns deles ganharam até adaptações para a TV e o cinema! Confira:



Capa de todos os livros da série Bridgertons

Os Bridgertons

Praticamente um febre, a saga dos irmãos Bridgertons, composta por 9 livros, tomou o coração de diversos leitores. Os livros da autora Julia Quinn ficaram tão populares, que em 2020 a saga recebeu uma adaptação para série na Netflix e a primeira temporada se tornou um sucesso estrondoso. Quinn, inclusive, escreve vários livros do gênero e já até fez alguns no mesmo universo dos Bridgertons, como os livros do " Quarteto Smythe-Smith".


Sinopse:

A série de livros que inspirou Bridgerton, o megasucesso da Netflix.

Queridos e respeitados pela sociedade britânica, os membros da família Bridgerton se amam e se protegem. A série tem oito livros, cada um protagonizado por um dos irmãos, e um nono volume com segundos epílogos para os livros anteriores e um conto sobre Violet, a matriarca.


Leia a sinopse de cada livro aqui.


Outlander


Capas dos livros da saga Outlander

A saga de livros mistura fantasia, aventura e romance em uma época repleta de intrigas e lutas. Apesar do toque de fantasia com viagem no tempo, não da para negar que Outlander é um romance de época e que seus casais já reuniram uma legião de fãs. A saga fez tanto sucesso que até ganhou adaptação para série de TV em 2014 e hoje tem suas temporadas exibidas na Netflix ! No momento, há 8 volumes dos livros, e a autora Diana Gabaldon já está trabalhando no próximo.


Sinopse:


Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.


Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?


Orgulho e Preconceito



Capa de "Orgulho e Preconceito" da editora Martin Claret


Não dá para falar de romances de épocas sem citar o clássico de Jane Austen "Orgulho e Preconceito". O livro aclamado pela crítica em todo o mundo e considerado até mesmo revolucionário, é uma das obras-primas da autora. Ele trabalha tanto o romance, como questões sociais da época com críticas sutis e personagens profundos.


Considerado um clássico da literatura inglesa, a obra já ganhou várias adaptações, tanto filmes baseados fielmente no livro (como Orgulho e Preconceito, filme lançado em 2005), quanto filmes apenas inspirados (O Diário de Bridget Jones, longa de 2001) e até minissérie da BBC. No Brasil, a novela "Orgulho e Paixão" também se inspirou nessa e em outras obras de Jane Austen.


Sinopse:

Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada. A nova coleção possui capa dura e estilo inspirado nos bullet journals.


Quer saber sobre mais adaptações de "Orgulho e Preconceito"? Acesse aqui.


Mulherzinhas


Capa do livro "Mulherzinhas" da editora Martins Claret

"Mulherzinhas" ou "Adoráveis mulheres" conta a história de irmãs que precisam enfrentar desafios cotidianos enquanto se desenvolvem como pessoas. O livro de Louisa May Alcott atraiu muito as jovens da época e continua fazendo sucesso até hoje. Ele também já contou com algumas adaptações para o cinema, a mais recente sendo a de 2020 dirigido por Greta Gerwing.


Sinopse:

Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe, Marme e March, sustenta a família. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições. Mulherzinhas é um romance que não foge do cotidiano, mas o aborda com firmeza, humor e sensibilidade, defendendo as virtudes, o protagonismo da mulher e as realizações pessoais.


Aposta de um cavalheiro



Capa do livro " A aposta de um cavalheiro" publicada pela editora Flyve

Um romance escrito pela autora brasileira Stefany Nunes está arrebatando os leitores! E a prova disso são os números de leituras na Amazon: Mais de 250 mil páginas lidas. A versão física do livro foi publicada pela editora Flyve e não vai atrás: quase sempre está entre os mais vendidos. Afinal, como não se apaixonar pela história de amor e desejo criada por Stefany ?


Sinopse:


Lorde Winston Maxwell deixou Londres há dois anos, fugindo da vergonha de uma traição que sofreu. Desiludido e com o coração partido, ele decide renunciar ao amor e tudo que ele possa proporcionar. Agora, o recém titulado Conde de Suffolk, precisa retornar à cidade e aos eventos sociais para arcar com as responsabilidades do título.

Ele achava que todos já haviam esquecido as fofocas envolvendo seu nome, mas não é necessário mais do que um mísero baile para descobrir que não.Após uma noite de bebedeira e provocações envolvendo sua honra, ele faz uma aposta que comprovaria a todos que ele ainda era o homem de antes.

Os termos são claros: conquistar e descartar, sem nenhum remorso, Lady Amelia Berrycloth, uma senhorita nada convencional, que já aceitou seu status de solteirona, mas que surpreende o conde a cada nova conversa. Porém, ao ficar sóbrio, Winston percebe que jamais conseguiria magoar a dama em questão. E por isso resolve, novamente, deixar a cidade.

O destino vai contra suas intenções, não somente o impedindo de ir embora como também o aproximando de Amelia, das formas mais improváveis possíveis. Tudo o que ele quer é evitar problemas, partir e esquecer a consequência de suas ações. Mas uma vez que o amor volte a bater em sua porta, conseguirá ele resistir? Um romance de época com 180 páginas.


Garanta o seu exemplar aqui.


Gostou da nossa lista? Qual livro você adicionaria aqui? Conta nos comentários!