3 plataformas para seu livro alcançar leitores


Menina tocando em uma prateleira de livros
Escritores: vamos fazer seus livros serem encontrados?

Uma verdade que esquecem de dizer ao escritor: seu livro não vai encontrar leitores sozinho. É preciso ir além da publicação para a obra ser lida. E existem vários caminhos que o autor pode buscar para dar visibilidade ao seu trabalho.


Um desses caminhos vamos lhe contar AGORA.


Ele é bem simples e GRATUITO. Então preste atenção:


Cadastre seus livros nessas três plataformas: Publisko, Skoob e GoodReads.


Isso mesmo, simples assim. E vamos lhe explicar a razão:


Para você que não conhece nenhuma delas, saiba que já está na hora de conhecer. São plataformas criadas para que os leitores saibam mais sobre os livros cadastrados, organizem as próprias leituras, deixem resenhas sobre os títulos e troquem ideias com outros leitores.


Além disso, os três sites costumam aparecer com frequência no Google de forma orgânica, o que indica que se um leitor procurar pelo título do seu livro ou sobre você, terá uma boa chance de encontrar os links deles nessas redes.


Conheça mais sobre cada uma das plataformas:



O Publisko além de uma plataforma para cadastro de livros e interação de leitores, também tem uma redação, na qual a equipe faz resenhas e cobre notícias do meio literário. E veja um ponto legal: eles topam parcerias com escritores para resenhar o livro. Está esperando o quê para entrar lá? Acesse aqui.



O Skoob, segundo o Google, é " uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira". Provavelmente a mais conhecida no Brasil das três, essa plataforma possui uma ampla variedade de leitores e escritores. Ela também promove tanto encontros quanto trocas de opiniões sobre os livros. Além disso, funciona como uma espécie de "estante virtual", que serve para o público organizar suas leituras. Conheça a plataforma aqui.




O Goodreads é um site para trocas de leituras, resenhas dos livros e também organização. É uma das plataformas mais utilizadas e não apenas no Brasil. A proposta dele é que o usuário encontre novas leituras e acompanhe as leituras de amigos, como uma rede social do livro. Saiba mais aqui.


Dica extra: depois de cadastrar seu livro, poste nas redes sociais e avise seus leitores


Converse com o pessoal para avaliarem seus livros nas plataformas e os faça aparecer para mais leitores. Não tenha vergonha de pedir aos seus parceiros que coloquem as resenhas lá (bem provável que eles até já as usem) e chame seus leitores.


Gostou do conteúdo? Deixa aqui um comentário e conta como é sua experiência dentro dessas plataformas voltadas para os livros.